terça-feira, 27 de maio de 2014

Tutorial Half Square Triangles

Como prometi no ultimo post, vamos ao PAP de uma das muitas maneiras de usar a técnica half square triangles, ou simplesmente triângulos perfeitos. Se você ainda não se arriscou, acho que vai viciar...

Este caminho verdinho ficou com a medida de 86 cm X 39 cm.


Tentei ser o mais didática possível, e pensando mesmo nas INICIANTES, ok??
Tirei inúmeras fotos, mas fotografar não é o meu forte, aliás, preciso fazer um curso urgente!!! 

Vamos lá!!


1. Para esse tamanho você vai precisar de 18 quadradinhos de cor clara na medida de 12,5 X 12, 5  cm, e 6 quadradinhos de 12,5 X 12, 5  cm de cada tonalidade de verde. Usei três tecidinhos diferentes no verde.
2. depois de cortar todos, você vai colocar direito com direito do quadrado estampadinho e do quadradinho claro.
3. Bem ajustado, vai traçar uma linha na diagonal, bem certinha de extremidade a extremidade.
4. Para se sentir mais segura é melhor alfinetar. Costurar agora usando a linha como margem. Faça uma costura dos dois lados, usando a mesma linha de margem.



5. observe como fica as duas costurinhas.
6. Cortar exatamente na linha
7. Vai obter dois quadrados com triângulo perfeito. Cortar as sobrinhas de tecido e passar tombando a costura para o tecido mais escuro. Algumas pessoas preferem passar a costura aberta. Então faça como achar melhor!
8. Aqui todos os quadradinhos já costurados e separados por estampa.



9. Neste caso escolhi o modelo de zig zag. É melhor antes de costurar você organizar numa superfície todos os seus quadradinhos formando o seu desenho.
10. é melhor também costurar todas as fileiras primeiro.
11. Aqui o avesso das minhas fileiras já costuradas. Observe que na primeira fileira passei as costuras para um lado, e na fileira seguinte passei do lado oposto. Faço uso sucessivamente, pois na hora de unir as fileiras acho mais fácil para acertar direitinho as costuras.
12. Nesta foto dá pra observar bem, no encontro de cada costura alfinetar NA COSTURA, garante o acabamento perfeito. Usar sempre margem de  um pezinho de máquina para as costuras.



13. Aqui já todas as fileiras costuradas e passadas. Agora é hora de cortar a manta e o forro. Corto um pouquinho maior, e deixo para refilar só depois de terminar o quilt.
14. Neste modelo preferi fazer o quilt em zig zag, acho que fica mais evidente o trabalho se o quilt acompanhar o desenho geométrico. Mas faça como preferir.
15 aqui o quilt no avesso
16 aqui um close no quilt


Hora do Acabamento. Prefiro a técnica da barrinha dupla. Viciei neste acabamento! Se você ainda não conhece vou tentar explicar como faço. Primeiro meço minha peça e vejo quanto vou precisar  de tecido. No caso do meu caminho, precisei mais ou menos de uma faixa de 2,70 mt por 7 cm. Nesta forma de fazer precisamos cortar um pouco maior. As sobras é só guardar e usar em outro trabalho na técnica das tiras desconexas. Vamos precisar emendar a faixa, que deve ser assim:
17. depois de cortar sua faixa, coloque direito com direito formando um ângulo reto como nesta foto. Risque uma linha na diagonal, e costure na linha.
18. corte deixando 0,5 cm
19. abra a costura e passe. Faça quantas emendas precisar para obter a medida que precisa.
20. Dobre a faixa ao meio, por isso o nome "barra dupla" e vincar  com o ferro de passar.



21. comece a pregar sua faixa dobrada. Na foto não saiu, mas deixe uma sobra de faixa sem costurar no começo para o acabamento depois.
22. quando chegar no final, um pouquinho antes, 2 milímetros mais ou menos, é claro, não precisa medir!! Dobre sua faixa fazendo um ângulo reto...
23. dobre novamente a faixa e continue a costura. Faça desta maneira em todos os cantos da sua peça.

Para fazer o acabamento da barra, achei que com fotos ficava difícil. Então me atrevi a gravar um vídeo só deste final, acho que dá para entender melhor...






Momentos finais... ufa!!!
25. ao terminar sua barra passe a ferro..
26 depois dobre a barrinha e vá vincando com o ferro e alfinetando, você vai perceber que os cantinhos ficam perfeitos.
27. depois é só fazer bainha com pontos invisíveis  no avesso.
28. Em alguns trabalhos... que me dá preguiça de fazer a bainha a mão... (pronto falei!!) eu prego a faixa no lado avesso e faço o acabamento no lado direito com costura decorativa à máquina. Procuro usar a linha da mesma cor, pra ficar mais discreto possível!  Também gosto desta maneira!

E para facilitar dá uma olhada nas inúmeras possilidades...








Bem, acho que dá pra gente se divertir!! Não vou colocar receitinha, porque o post já virou um jornal. Mas,  para desejar uma ótima semana uma foto das cores e aromas do meu quintal...



oréganos, tomilhos, manjeronas e torênias... para perfumar e colorir nossa semana!









quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lugar Americano em Half Square Triangles

Houve uma época que todas as semanas um delicioso aroma de bolo de chocolate invadia nossa casa. Os filhos pré adolescentes, o mais velho chocólatra, igual a mãe rsrsr e o mais novo gostava somente do bolo de cenoura numa versão um pouquinho diferente, e tinha que comer quentinho... Enfim nostalgia pura... agora moram longe e cada vez que faço bolo de chocolate para alguma visita, pois é só nestas ocasiões que faço... (por motivos óbvios...) é difícil não sentir saudades...

Enfim...  sorry o momento nostálgico. No final do post a minha receita preferido de bolo de chocolate com calda de cappuccino, acho que vão gostar e além do mais fácil, fácil...

Em se tratando de tecidos estou num momento de puro triângulos, a técnica chamada de Hal Square Triangles. Simplesmente amo fazer... As possibilidades de variar, penso que são quase infinitas.
Preparei um tutorial, a minha moda, mas ficou longo demais, gosto de tudo bem explicadinho... então publico no próximo post.

Se você nunca se arriscou pode se jogar, vai adorar brincar com os triângulos!!


Estes tecidos são da Eva e Eva, ganhei num sorteio há um tempo atrás, e finalmente consegui usá-los neste jogo americano pra lá de coloridos...



Com bolso para talher, mas esta foto ficou sem o botão que coloquei depois...




Aqui uma outra maneira de usar os triângulos...




Aqui na forma de zig zag. No próximo post o PAP deste caminho verdinho.

Não se se você é assim também... mas eu tenho um apego além da conta aos tecidinhos rsrsrsr, quando preciso cortar, ai que dó... quero aproveitar o máximo, quero usar em vários projetos, não quero que acabe... pois é estou confessando uma fraqueza que chamo de síndrome AST (apego sentimental aos tecidinhos rsrsrs)... mas pode confessar, acho que não estou sozinha nesta síndrome!!!

E nesta técnica milagrosamente você aproveita super bem seus tecidinhos tão amados!

E agora ao Bolo de Chocolate com Calda de Cappuccino, nestas tardes de outono com um chazinho , a calda de cappuccino quente derretendo o chocolate... não há depressão que resista!!

Obs. A Receita agora está no meu Blog de Culinária Alecrim com Canela






quinta-feira, 15 de maio de 2014

Trabalhos da Semana e Revista Importada

Antes de qualquer coisa, preciso agradecer muuiito o carinhoso post da Márcia do blog Patches by Márcia Ruiz. Foi de uma delicadeza e elegância sem fim!!! Dá uma olhadinha lá, você vai amar o post!!

Semana corridinha... já disse isso alguma vez??? Tô cada dia mais repetitiva rsrsr

Vamos lá... saiu um panôzinho que já estava nos planos faz tempo!  Amo panô, pode ser simples, elaborado... tanto faz... este fiz pra mim, queria gravar uma frase da Cora Coralina, que também amo de paixão... Ficou simples... mas eu gostei demais!!

foto com sombra... sorry





Consegui terminar uma bonequinha country de encomenda, que batizei de Sofia.


gola do vestidinho bordadinha

para o vestido usei tecido da Vanessa Guimarães... acho lindo!

Consegui também finalizar uma gaiola de mdf "Welcome" estava meio empacadinha...


um passarinho Tilda no ninho 




E  pra encher os nossos olhos a deliciosa revista Handmade


bordados delicados, patch... você pode baixar pelo mediaFire Aqui, mas se não conseguir é só deixar o email neste post que mando a revista zipada. 
Sempre  mando as revistas que me proponho enviar, no entanto algumas pessoas esquecem de deixar o email...

E lá vem o fim de semana... que seja com muitos projetinhos, passeios e comidinhas deliciosas!




quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tutorial Prático de Pano de Prato, Risoto e Dia das Mães

Poderia ser três posts... mas cada dia mais corridinho e quando venho por aqui é uma loucura!!!

Trago uma ideia de  barradinho de pano de prato super fácil, procurei saber quem criou a técnica... mas acho que é uma dessas idéias que existe há muito tempo e ninguém sabe quem foi que começou. É o barradinho estilo rocambole. Muitos já viram e fizeram, se não é o seu caso, faça que vai gostar da praticidade.



O pano de bolas vermelhas é "made in India", como vem prontinho, desmanchei as bainhas das pontas e deixei as laterais. Cortar dois tecidos de 15 cm, e a largura 4 cm a mais do seu pano de prato para sobrar 2 cm em cada borda.


Na faixa aberta você pode colocar numa das extremidades bordado inglês, ou renda de algodão como coloquei. Ou ainda deixar só o paninho.


Você vai enrolar uma das extremidades do pano como um rocambole...


Colocar direito com direito na faixa de tecido...


Envolver o pano enroladinho  com o tecido e alfinetar...


Costurar...


E agora é só puxar devagar e desvirar...


Com uma única costura o pano fica prontinho. Esqueci de tirar uma foto, mas as laterais você coloca para dentro e passa uma costura. Eu faço nos dois lados do pano, mas se quiser pode ser só em uma ponta. Prático né??

Ficaram assim:

Aqui com aplicação de pote  coffee

Com suporte para prato quente

Com Plaquinha Suporte para os Paninhos

Aqui outra opção


Aqui com Pote Sugar

E agora uma receitinha...

Amo Risoto, e fico inventando novas combinações... trago uma sugestão que batizei de "Risoto a Minha Moda", por falta de nome melhor...

Fiz assim:

01 xícara de chá de abobrinhas em palito refogada no azeite e alho e sal. Deixe al dente e reserve.
1/2 xícara de chá de funghi já hidratado. Refoguar no azeite rapidamente e reservar.

1 xícara de chá de filé mignon em cubos pequenos e refogados rapidamente no alho e sal. Reserve.

Para o caldo usei de legumes. Prefiro o caseiro, mas pode ser o industrializado. 1 litro mais ou menos fervente.

Numa panela refogue 1/2 cebola bem picadinha no azeite. Adicione 1 xícara de chá de arroz arbóreo, mexa por dois minutinhos e acrescente 1/2 copo de vinho branco seco. Mexa bem até secar o vinho.

Agora é só ir adicionando o caldo de legumes, mexendo e deixando o arroz cozinhar.. Quando estiver al dente acrescente a abobrinha, o funghi, 1/2 xícara de chá de tomate cereja, o filé mignon. Coloque mais caldo se precisar e deixe só mais uns minutinhos. O arroz deve ficar al dente.

Quando desligar acrescente 1 colher de sobremesa de manteiga e 1/2 xícara de chá de parmesão ralado na hora.

Na minha opinião com uma taça de vinho e pão italiano regado com azeite e nada mais!




Apesar de ser meio avessa as datas comerciais, e compreender que nem todas as mães são maternais, e muitas que não geraram são verdadeiras mães... deixo aqui meu desejo que todas que são mães, ou se sentem mães, tenham um lindo e abençoado dia, de preferência bem pertinho dos seus filhotes!
Deus as abençoe sempre!